Pular para o conteúdo principal

Tarefa Número 11 - Filtros

Desta vez, a tarefa é para fazer 4 filtros no processing e aplicar em uma imagem a minha escolha. Os filtros são os seguintes: Ruído, Cinza, Vermelho e Amarelo (Sépia). A imagem da minha escolha foi do meu gato, chamado Lamorak. Apliquei os filtros em uma imagem que eu tenho dele.

Primeiramente, eu abri a imagem através do loadImage e depois fui criando várias variáveis para armazenar os valores em RGB. Defini os tamanho que queria de cada parte e comecei com o filtro Ruído. É importante perceber que os filtros de imagens serão sendo feitos e criados sempre a partir do ultimo feito, ou seja, a edição do primeiro será usada na segunda, e a segunda, por sua vez no terceiro. Veja os exemplos:

Ruído foi feito através de uma variável que recebe um valor de pixels e aleatoriamente, dentre aqueles valores, muda a cor daquele pixel. Foi feito através de um scanline que utiliza as posições x e y para fazer as alterações.


Cinza foi feito através da fórmula (0.3*r + 0.59*g + 0.11*b) / 1 para todos os valores serem lidos, também em scanline, e serem transformados em cinza.


Vermelho esse filtro lerá todos os valores que já estão em cinza e irá transformar e armazenas esses valores apenas em tons encarnados. 


Amarelo esse procedimento vai gerar cores amarelas a partir do vermelho, ou seja, aplicará uma camada de tom verde por cima do vermelho, gerando o amarelo. E não utilizará nada do azul. O que faz com que a imagem fique apenas com tons meio sépia.


                                          Link para código da atividade

Postagens mais visitadas deste blog

Tarefa Número 19 - Moda e Mediana

Em sala foi desenvolvido uma aplicação para tirar pessoas das fotos. Isso foi feito através da média, moda e mediana. Porém, na média as fotos ficaram com "sombra" das pessoas, e na moda apareciam pixels pretos pois, a moda matematicamente é o número que mais se repete e como algumas fotos existem muitas variações, não teria esse número.  A solução para esse problema, foi no próprio código que desenvolvemos em sala, criar uma variável para fazer o teste de pixel. Se existir a moda, ou seja não houver uma variação grande, e o número de pixels for identificado, utiliza-se a moda. Do contrário utiliza-se a Mediana. Resolvendo assim o problema da aplicação de pixels pretos.                                          Link para o código/fotos

Tarefa Número 18 - Média e Desvio Padrão

Nessa atividade devo dizer qual impacto a mudança de brilho e contraste traz em uma imagem. A partir disso, desenvolvi uma aplicação no processing que mede a média e o desvio padrão de uma imagem.                                              Link para o código Primeiramente abaixei o brilho da imagem e isso diminuiu o valor da Média e do Desvio Padrão. Em seguida, aumentei o brilho da imagem e, consequentemente, aumentou os valores da Média e do Desvio Padrão. Em seguida,mexi no contraste, e aumentando ou diminuindo, a Média e o Desvio Padrão aumentavam também diretamente. Confira nas imagens abaixo: Imagem Original Imagem com menos brilho Imagem com mais contraste Imagem original Imagem com mais brilho Imagem com menos contraste

Tarefa Número 15 - Olho

Com base na trigonometria, explicar a criação de uma aplicação que move um olho. Para começar, criei duas ellipse() para representar o globo ocular. Depois defini as posições X e Y no centro da tela, mas como a ellipse menor se movimentará, incrementei nesses parâmetros as coordenadas polares. Ou seja o uso da tan e atan , funções no processing, que faz com que eu consigo movimento. Assim, a íris vai se mover e alterar seus valores de X e Y a partir da posição do mouse. Além disso, para a ellipse maior não sair de dentro da menor, criei uma condição para limitar o raio de movimento. Veja o exemplo:                                                 Link para o código