Pular para o conteúdo principal

Tarefa Número 02 - Cubo Perfeito

A atividade é demonstrar que o cubo é o melhor paralelepípedo para aproveitamento de volume em relação a área total de sua superfície. Para começar, vamos definir que paralelepípedo é um prisma de seis lados cujas faces são paralelogramos. Isto é, o paralelepípedo é uma figura geométrica com lados padronizados, podendo ser retos ou oblíquos. 



Nessa imagem, podemos explicar detalhadamente porque o cubo terá melhor aproveitamento no volume. Mostra-se como calcular os volumes em ambos os primas, multiplicando seus valores (comprimento x largura x altura).
Em todos os casos, que eles tem a soma de seus valores proporcionais, o quadrado terá maior volume. Por exemplo, nos valores do primeiro prisma 9*3*3=81. Já nos valores do cubo, onde os lados são iguais, 5*5*5=125. Ou seja, haveria um área total de superfície maior, no mesmo valor absoluto dos valores. 
Demonstração da área máxima em 2D(quando o mouse atinge altura e largura iguais, a cor do quadrado se torna igual a cor do plano de fundo)

Isso pode se confirmar no Processing:

Demonstração da área máxima em 2D(quando o mouse atinge altura e largura iguais, a cor do quadrado se torna igual a cor do plano de fundo)

Empregando a função box() no processing, posso demonstrar no programa a comparação gráfica dos paralelepípedos.


Postagens mais visitadas deste blog

Tarefa Número 19 - Moda e Mediana

Em sala foi desenvolvido uma aplicação para tirar pessoas das fotos. Isso foi feito através da média, moda e mediana. Porém, na média as fotos ficaram com "sombra" das pessoas, e na moda apareciam pixels pretos pois, a moda matematicamente é o número que mais se repete e como algumas fotos existem muitas variações, não teria esse número.  A solução para esse problema, foi no próprio código que desenvolvemos em sala, criar uma variável para fazer o teste de pixel. Se existir a moda, ou seja não houver uma variação grande, e o número de pixels for identificado, utiliza-se a moda. Do contrário utiliza-se a Mediana. Resolvendo assim o problema da aplicação de pixels pretos.                                          Link para o código/fotos

Tarefa Número 18 - Média e Desvio Padrão

Nessa atividade devo dizer qual impacto a mudança de brilho e contraste traz em uma imagem. A partir disso, desenvolvi uma aplicação no processing que mede a média e o desvio padrão de uma imagem.                                              Link para o código Primeiramente abaixei o brilho da imagem e isso diminuiu o valor da Média e do Desvio Padrão. Em seguida, aumentei o brilho da imagem e, consequentemente, aumentou os valores da Média e do Desvio Padrão. Em seguida,mexi no contraste, e aumentando ou diminuindo, a Média e o Desvio Padrão aumentavam também diretamente. Confira nas imagens abaixo: Imagem Original Imagem com menos brilho Imagem com mais contraste Imagem original Imagem com mais brilho Imagem com menos contraste

Tarefa Número 15 - Olho

Com base na trigonometria, explicar a criação de uma aplicação que move um olho. Para começar, criei duas ellipse() para representar o globo ocular. Depois defini as posições X e Y no centro da tela, mas como a ellipse menor se movimentará, incrementei nesses parâmetros as coordenadas polares. Ou seja o uso da tan e atan , funções no processing, que faz com que eu consigo movimento. Assim, a íris vai se mover e alterar seus valores de X e Y a partir da posição do mouse. Além disso, para a ellipse maior não sair de dentro da menor, criei uma condição para limitar o raio de movimento. Veja o exemplo:                                                 Link para o código