Pular para o conteúdo principal

Trabalho: Parte 1 - Releitura dos Clássicos



História do Jogo:
Berzerk é um jogo multi-direcional desenvolvido e lançado em 1982 pela Atari, pouco antes do Crash de 83, evento em que o mercado de jogos ficou bastante enfraquecido, entretanto, Berzerk teve uma boa recepção.O título de ação e tiro muito popular, oriundo do fliperama. Nele, o jogador tem por objetivo atirar e destruir robôs que estão espalhados em diversas galerias compostas de paredes eletrificadas. O objetivo geral do jogo é bastante simples, sobreviver.

Os Estados Unidos,em 1983, vivia uma época de recessão econômica, com alta inflação e uma taxa de desemprego muito alta, que afetou diversas áreas, inclusive a de jogos eletrônicos. O mercado de jogos começou a decair, com jogos custando muito mais baratos do que deveriam, pois lançaram muitos jogos e produziam mais do que compravam.
Por outro lado, a ideia do jogo veio de Allan McNeil, que após sonhar que ele estava dentro de um videogame e lutava contra robôs, decidiu fazer com que isso se tornasse real. Para escolher o nome do jogo, o criador pegou referência de uma série de livros de ficção, "The Berzerker Strories".

Curiosidades:
  • Em 2010, na lista da IGN, o personagem Evil Otto, vilão e chefão de Berzerk, ficou em 78° do ranking "Top 100 vilões de vídeo games";
  • O jogo ganhou um Certificado de Mérito na categoria "Best Solitary Videogame".
  • Uma pessoa morreu após jogar por muito tempo Berzerk, Peter Burkowski é o nome dele.
  • Confira o comercial de televisão do jogo, feito em 1982, para aumentar as vendas aqui!

Releitura do Jogo:
Bom, na releitura do meu jogo irei adaptar dois jogos. Calma, posso explicar isso melhor. Escolhi para adaptar um título específico do Atari: Berzerk, que seria na mecânica e base do meu jogo.E Pac- Man, que utilizarei os sprites e a parte da narrativa do jogo.Ou seja, o Pac-Man será apenas para uso de inspiração e gráficos. Nesse contexto, utilizando os sprites e me inspirando na narrativa básica de Pac-Man para criar uma história única e inovadora. Por sua vez, a narrativa de Berzerk é um homem que viaja para outro planeta, que ele achava ser inabitado, e fica preso em um labirinto tentando matar os robôs que estão o perseguindo, o lugar é tão perigoso que até paredes são fatais. Então, na releitura, um homem (Pac-Man), que é um caça fantasma, foi contratado para exorcizar uma casa mal assombrada, e para fazer seu trabalho ele precisa passar pelos andares da casa limpando os fantasmas do local. 

Abaixo temos uma noção da alteração dos sprites:
(Sprite Original do Berzerk)                   (Sprite(Pac-Man) da Releitura)


 A mecânica do jogo original é simples, existe a movimentação do personagem principal, que é mais rápida que a dos robôs, então decidi implementar e deixar os fantasmas com a mesma velocidade máxima alcançada que o jogador. O lançamento de projéteis, que são lançados principalmente pelo jogador,inimigos podem lançar projéteis de maneira inesperada e aleatória na posição que o jogador se encontra,implementarei uma maior velocidade nos projéteis e um tiro por vez,como no jogo original, tornando a jogabilidade mais desafiadora. E a colisão com as paredes, no jogo as paredes são eletrificadas e podem matar tanto o jogador quanto os robôs, na releitura resolvi fazer os fantasmas atravessarem as paredes, ou seja, somente o Pac-Man morre se encostar nas paredes, que agora são amaldiçoadas
Animação do Jogo Original (Berzerk)

Em relação a mecânica geral, os inimigos (fantasmas) implementarei um movimento oscilatório neles. No jogo original, os robôs demoram a se mexer e quando fazem é somente na vertical ou horizontal. Ou seja, vou implementar pra eles se moverem na diagonal e mais rápido. O personagem principal (Pac-Man) ,assim como no jogo original, só terá um tiro, até ele desaparecer da tela, sendo pegando no inimigo ou saindo do ecrã. O movimento dele será na horizontal e vertical.
Em relação ao mapa, será gerado um mapa com uma quantidade de inimigos e quando o jogador matar todos eles, poderá passar para a fase seguinte atravessando a porta (portal). 

Se o personagem principal encostar nas paredes, o jogo recomeçará do zero. Se o jogador encostar nos inimigos o jogo recomeçará do zero. Ou seja, fim de jogo. Para vencer, o jogador precisa passar de no mínimo 3 fases sem morrer. Mantendo a ideia principal do jogo original, sobrevivência.

  • Modelo Natural: Homem que caça fantasmas em uma casa mal assombrada.
  • Modelo Matemático:Em uma tela de 1000x600, com todos os personagens sendo 40x40 para se ter um grande espaço para movimentação. Por sua vez, a movimentação dos fantasmas será oscilatória e aleatória na vertical, horizontal e até na diagonal. Em relação a colisão e as projéteis, os fantasmas colidem na borda da tela total do jogo e não morrem se encostarem nas paredes. Já o Pac-Man morre se encostar nas paredes roxas e nos fantasmas. Isso é feito através dos limites de cada sprite, quando um projétil, tamanho 10x15, chega em um ponto da parte 40x40 do personagem, ele aciona a função que faz com que o personagem saia da tela, ou seja, morra. A movimentação é feita por base no plano cartesiano, mapeando sua posição na tela e acrescentando ou subtraindo valores dos pontos X e/ou Y.
Tamanho dos Sprites em Pixel para Modelo Matemático

Protótipo de Animação do Jogo:
Protótipo de Animação da Releitura do Jogo

Por enquanto é isso, aguardem a implementação da parte 2 do projeto! Ficará cada vez melhor. Obrigado pela atenção, e até a próxima!

Postagens mais visitadas deste blog

Tarefa Número 19 - Moda e Mediana

Em sala foi desenvolvido uma aplicação para tirar pessoas das fotos. Isso foi feito através da média, moda e mediana. Porém, na média as fotos ficaram com "sombra" das pessoas, e na moda apareciam pixels pretos pois, a moda matematicamente é o número que mais se repete e como algumas fotos existem muitas variações, não teria esse número.  A solução para esse problema, foi no próprio código que desenvolvemos em sala, criar uma variável para fazer o teste de pixel. Se existir a moda, ou seja não houver uma variação grande, e o número de pixels for identificado, utiliza-se a moda. Do contrário utiliza-se a Mediana. Resolvendo assim o problema da aplicação de pixels pretos.                                          Link para o código/fotos

Tarefa Número 18 - Média e Desvio Padrão

Nessa atividade devo dizer qual impacto a mudança de brilho e contraste traz em uma imagem. A partir disso, desenvolvi uma aplicação no processing que mede a média e o desvio padrão de uma imagem.                                              Link para o código Primeiramente abaixei o brilho da imagem e isso diminuiu o valor da Média e do Desvio Padrão. Em seguida, aumentei o brilho da imagem e, consequentemente, aumentou os valores da Média e do Desvio Padrão. Em seguida,mexi no contraste, e aumentando ou diminuindo, a Média e o Desvio Padrão aumentavam também diretamente. Confira nas imagens abaixo: Imagem Original Imagem com menos brilho Imagem com mais contraste Imagem original Imagem com mais brilho Imagem com menos contraste

Tarefa Número 15 - Olho

Com base na trigonometria, explicar a criação de uma aplicação que move um olho. Para começar, criei duas ellipse() para representar o globo ocular. Depois defini as posições X e Y no centro da tela, mas como a ellipse menor se movimentará, incrementei nesses parâmetros as coordenadas polares. Ou seja o uso da tan e atan , funções no processing, que faz com que eu consigo movimento. Assim, a íris vai se mover e alterar seus valores de X e Y a partir da posição do mouse. Além disso, para a ellipse maior não sair de dentro da menor, criei uma condição para limitar o raio de movimento. Veja o exemplo:                                                 Link para o código